arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Fim do III Curso de Gestantes






O Mais Saúde, Programa de Medicina Preventiva da Unimed Goiânia finaliza o III Curso de Gestantes. A última reunião aconteceu no dia 30 de março, na Associação Médica, e contou com a presença de uma equipe de pediatras que tiraram algumas dúvidas sobre os cuidados com o bebê.

A pediatra, Dra. Sônia Solange Alves iniciou a aula falando do relacionamento do casal homem e mulher, que tem na gravidez um ponto máximo na relação. A partir do momento em que a gravidez entra na relação, toda a estrutura muda, e para que se chegue a um resultado positivo a família deve ser o principal apoio do casal.

Após o nascimento, o alojamento familiar é considerado essencial. Segundo a pediatra, o alojamento familiar é fundamental para fortalecer o vínculo entre os pais e o bebê. Ficando bem clara a idéia de que ao sair do útero da mãe, o bebê se sente desprotegido e por isso tem a necessidade de um contato mais próximo dos pais, principalmente nos primeiros dias de vida.

O nascimento do bebê é rodeado de dúvidas e medos, que não devem afetar a relação com o bebê, pois a confiança é o laço mais importante para que o desenvolvimento do bebê ocorra da melhor forma.

A pediatra, Dra.Brasília Maria de A.Pinheiro deu ênfase aos cuidados nos primeiros dias de vida do bebê. Confira algumas dicas:

  • Nos primeiros dias o bebê deve ser bem agasalhado, pois ainda não possui a gordura  que nos mantêm naturalmente aquecidos. Com o tempo, deve ocorrer o aumento de líquidos e a diminuição das roupas;
  • Observar com muito cuidado o momento em que o bebê está mamando, não deixando um longo espaço de tempo entre uma mamada e outra. Ao acordar à noite para amamentar, sentar-se e não amamentar deitada, pois isso pode ocasionar em uma queda do bebê caso a mãe pegue no sono;
  • O banho, no início parece ser doloroso para o bebê, mas com o tempo se torna um dos momentos mais prazerosos para ele;
  • As cólicas são fisiológicas e comprovadas que não são dores fortes, são as primeiras sensações do bebê, por isso parecem doer tanto, não se desespere. Geralmente vão até o terceiro mês, com a duração de quarenta à uma hora. Recomenda-se ir com o bebê para um lugar tranqüilo e encostar a barriga dele na da mãe, para que ele tenha a sensação de estar no útero;
  • Não abafar o umbigo;
  • As fezes do bebê devem ser limpas, preferencialmente com água morna.

Depois de todas essas dicas, a Dra. Valéria Granieri de Oliveira Araújo falou dos passos de um banho com mais cuidado, realizando uma aula prática. Foi apresentado aos papais e mamães a temperatura ideal de banhar o bebê. 

A aula foi encerrada com o sorteio de vários brindes e a entrega dos Kits.

A equipe do Mais Saúde e toda família Unimediana desejam aos casais que participaram do curso muita felicidade nessa nova etapa da vida.

31/03/2005

${loading}