Um dos novos casos foi registrado no distrito de Sukabumi, ponto inicial do surto e os outros três em áreas próximas, declarou a porta-voz da OMS em Jacarta, Sari Setiogi.
Os novos casos confirmados não foram uma surpresa já que estavam há semanas no laboratório à espera do resultado, mas a OMS acredita que não existe risco de epidemia.
- Poderiam haver novos casos mas não muitos, a reação do governo foi rápida - disse Setiogi.
O governo indonésio iniciou uma campanha de vacinação em massa no mês passado para vacinar 6,4 milhões de crianças menores de cinco anos em três províncias da ilha de Java e espera encerrá-la com sucesso em 28 de junho.
Os especialistas descobriram que o vírus da poliomielite detectado na Indonésia é idêntico ao da Nigéria e acreditam que foi levado ao país através da Arábia Saudita, onde todos os anos os peregrinos muçulmanos se encontram.
A negativa de vários estados da Nigéria de vacinar as crianças contra a pólio em 2003 levou a um rápido aumento de casos neste país, além da propagação da doença para mais de uma dezena de países em que tinha sido erradicada nos últimos anos.
Fonte: Globo Online
07/06/2005