Apesar da área estar situada no estado vizinho, os 4.092 indígenas são atendidos pela Core/RR, por meio das conveniadas do Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya) e do Instituto Brasileiro pelo Desenvolvimento Sanitário (IBDS). Durante a visita, foram identificadas dificuldades operacionais no deslocamento das equipes de saúde, o que pode resultar no aumento do índice de malária entre os indígenas.
Para solucionar o problema, as Coordenações de Roraima e do Amazonas decidiram aumentar o apoio às equipes de saúde das conveniadas. O coordenador de Roraima, Ionilson Sampaio, afirmou que um possível surto de malária já foi controlado e mais duas equipes do Dsei-Y foram encaminhadas para auxiliar as equipes de saúde das conveniadas. ¿Para controlar a doença, o nosso especialista, Oneron Pithan, seguirá para a área e ficará durante seis meses prestando melhor assistência aos indígenas¿, explicou.
As áreas indígenas do Surumu, Abuta, Catrimani, Papiú, baixo Mucajaí, Uraricoera e Walkas também receberam visita do coordenador, que anunciou novos postos de saúde para essas localidades.
Fonte: Fundação Nacional de Saúde
03/11/2005