arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Campanha Nacional do Câncer de Pele






A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no próximo sábado (10/12), a sétima edição da Campanha Nacional de de Prevenção ao Câncer de Pele. Serão 160 postos de atendimento distribuidos em 22 Estados.

A Campanha disponibiliza para a população um exame realizado gratuitamente para a verificação da pele. Além disso, os profissionais passam dicas de como prevenir e detectar precocemente a doença.

A partir das informações coletadas durante a campanha, é elaborado o mapa do câncer de pele no país. O mapa contém dados de identificação das regiões de maior incidência, tipo de pele, sexo e idade das pessoas atingidas.

Estatísticas no Estado de Goiás

No ano de 2004, em Goiás, a campanha identificou que das pessoas que se expõem ao sol, 286 (23,3%) se expõem ao sol com proteção, contra 871 (71%) que não se protegem.

Segundo o coordenador da campanha em Goiânia, o dermatologista Luiz Fernando Fróes Fleury Júnior, um aspecto que interfere  na prevenção da doença é a cultura de que pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. O que pode contribuir com a estimativa do Inca de quase 116 mil novos casos de câncer para o ano de 2006.

Campanha em Goiás

Os postos de atendimento irão funcionar sábado (10/12), das 9 às 15h.

Goiânia
Hospital Araújo Jorge
Hospital das Clínicas da UFG

Aparecida de Goiânia
Buriti Shopping

Jataí
Núcleo do Câncer - Rua maria Albina Conceição, s/nº, Setor José Ferreira.

Cuidados com a pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol.

  • Uso de chapéus, camisetas e protetores solares.
  • Evitar a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão).
  • É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
  • Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.

Sintomas

Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:

Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Aqui você encontrará a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos 3 tipos de câncer da pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Jornal O Popular
09/12/2005

${loading}