arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Farmácias Notificadoras de Goiás






Na última sexta-feira (20/1), Dia do Farmacêutico, 159 estabelecimentos da capital receberam o selo de Farmácias Notificadoras, o que significa que estão capacitados para cadastrar as reclamações da população sobre reações adversas e desvios de qualidades relacionados ao uso de medicamentos.

As reclamações que chegarem às Farmácias Notificadoras serão repassadas para o Centro de Vigilância Sanitária, onde serão adotadas as providências necessárias para averiguar cada caso. Após a avaliação pelo estado, as informações serão encaminhadas à Unidade de Farmacovigilância da Anvisa, para alimentar o banco de dados sobre notificações.

Segundo Nara Luíza de Oliveira, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, ainda este ano o programa será expandido para o interior do estado.

Além de Goiás, os selos já foram entregues em São Paulo e Santa Catarina. Farmacêuticos de outros dois estados, Pará e Sergipe, já participaram do curso de capacitação para monitorar efeitos adversos de medicamentos ¿ primeiro passo para adesão ao programa ¿ e devem receber o selo ainda neste semestre.

A implementação do programa Farmácias Notificadoras é uma iniciativa da Anvisa, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal e com os Conselhos Regionais de Farmácia.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária
23/01/2006

${loading}