arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Piscina aquecida pode fazer mal






Quem tem asma ou rinite deve evitar piscinas cloradas aquecidas. As piscinas com cloro produzem um gás - tricloramina - que, quando inalado, inflama a mucosa do trato respiratório, agravando essas doenças. Segundo o otorrino Richard Voegels, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facail, mesmo quem não tem asma ou rinite pode desenvolvê-las, por causa desse gás liberado pela piscina aquecida. Para não correr riscos, deve-se optar por piscinas não-cloradas - por exemplo, as salificadas. ¿Mas, se não for possível, escolha aquelas em ambientes ventilados e com pé-direito alto e lave o nariz com soro fisiológico ao final da atividade, o que ajuda, pelo menos, a não agravar o problema¿, destaca o otorrino.

Como no outono/inverno as crises de asma já são mais freqüentes, se a criança fizer natação em piscina clorada, ficará ainda pior. Outro problema muito comum para os nadadores são otites, inflamações que costumam provocar febre alta e podem ser provocadas por causa de acúmulo de água no ouvido ou por contágio de vírus.
¿Para se prevenir da otite externa uma solução é pingar duas gotas de álcool toda vez que sair da piscina ou do mar¿, explica o otorrinolaringologista Richard Voegels.
 
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia do Jornal O Paraná
22/05/2006

${loading}