arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Fruta rica em vitamina C favorece o desenvolvimento da dentição






Cerca de 150 crianças indígenas Guarani de Mato Grosso do Sul participam de atividade diferente na aldeia de Cerrito, em Eldorado. A cada 15 dias, os indígenas recebem maçãs, fruta que auxilia nos cuidados de saúde bucal. Trata-se de ação realizada pela Coordenação Regional (Core) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no estado, em parceria com a prefeitura de Eldorado.

De acordo com a dentista Roselena Caseiro Lopes, do Pólo-Base de Iguatemi, responsável pela aldeia Cerrito, a distribuição é feita como complemento à ação odontológica realizada. "Por ser uma fruta consistente, ajuda na limpeza dos dentes, além de ser saudável e com sabor que agrada às crianças", explica.

Roselena ressalta que além da distribuição de maçãs, as crianças participam de escovação supervisionada todas as semanas e contam com atendimento prestado pela equipe do pólo. Segundo a dentista, não há casos de cáries na aldeia. "Sou apaixonada pelo trabalho que faço. Sinto-me grata ao ver o resultado estampado no rosto das crianças", conta.

A coordenadora do Programa de Saúde Bucal do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Luciene Alle Cardoso, complementa que a maçã auxilia na higienização e estimula o fortalecimento muscular. Por ser uma fruta rica em vitamina C, também colabora no desenvolvimento da dentição.

O Pólo-Base de Iguatemi atente as aldeias de Porto Lindo, em Japorã, com 3.678 índios, e Cerrito, em Eldorado, com 528 indígenas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Funasa

${loading}