Os brasileiros que têm mais de 60 anos poderão contar em breve com a vacina contra o mesmo agente infeccioso da catapora, causador da infecção viral conhecida como herpes-zoster ou cobreiro: o Varicella-zoster virus. Ela foi aprovada recentemente pelo FDA, órgão norte-americano responsável pela regulação de medicamentos e alimentos, e está em fase de análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Estima-se que esteja regulamentada no Brasil no início de 2007. "Os idosos são as principais vítimas do herpes-zoster. Ele acomete com freqüência aqueles que tiveram catapora na infância e estima-se que 95% dessas pessoas mantêm o vírus latente em gânglios próximos à coluna vertebral", explica a médica Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações. Essa doença contagiosa surge quando a resistência do organismo cai e há quadro de imunodepressão senil. "A vacina foi desenvolvida para essa faixa etária porque é o grupo que mais preocupa e que irá melhor alterar a incidência da doença na população. Ela será administrada em dose única", diz Ballalai.
Vale destacar que no último meio século a expectativa de vida aumentou em 20 anos, junto com a atenção à saúde da chamada terceira idade. O ciclo evolutivo da doença é de aproximadamente 15 dias. Devido à inflamação do nervo, antes do surgimento das lesões na pele se manifestam no local os sintomas dolorosos ou parestésicos, tais como pontadas, sensação de queimação e formigamento. Geralmente, as manifestações cutâneas se limitam a um lado do corpo, por onde passa o nervo atingido.
Fonte: Jornal de Brasília
28/09/2006