Por isso, os usuários de maconha costumam se queixar de chiados na respiração, tosse e peito carregado, de acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia.
Eles examinaram 339 pessoas, divididas em quatro grupos - fumantes de maconha, fumantes de tabaco, fumantes de ambos e não-fumantes.
Só os tabagistas sofriam de enfisema, mas o consumo de maconha também afeta o funcionamento perfeito dos pulmões.
A extensão deste dano estava diretamente relacionada ao número de cigarros fumados, com um consumo mais alto ligado a uma maior incapacidade, disseram os autores do estudo, publicado na revista médica Thorax.
O efeito sobre os pulmões de cada cigarro de maconha era equivalente a fumar entre 2,5 e 5 cigarros (de tabaco) de uma só vez, diz o estudo.
O governo britânico está discutindo se a maconha deve ser re-classificada como uma droga mais pesada, devido aos riscos associados às variedades mais fortes.
O perigo que a canabis representa à saúde respiratória está sendo consistentemente ignorado, observou Helena Shovelton, executiva-chefe da Fundação Britânica do Pulmão.
Fumar um baseado é mais nocivo para os pulmões do que fumar um cigarro, e acabamos de proibir as pessoas de fazerem isso em lugares públicos devido aos riscos para a saúde.
Na semana passada, pesquisadores britânicos disseram que o uso da maconha amplia os riscos de surgimento de doenças psíquicas, como a esquizofrenia.
Fonte: Reuters