A Secretaria da Saúde de Goiás faz um alerta às secretarias municipais de saúde para o risco de surto de rubéola e que esses órgãos monitorem os casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, alguns estados brasileiros já registraram casos da infecção, entre eles estão Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Somente este ano, o Ministério registrou 1.266 casos da doença. Nos estados que apresentaram índice de rubéola, a maior freqüência de contaminações ocorre entre homens na faixa etária de
A rubéola é uma doença benigna, mas que pode se tornar de alto risco quando atinge gestantes. A infecção congênita nos fetos provoca a Síndrome da Rubéola Congênita, que pode ocasionar seqüelas graves, como surdez, retardo mental no bebê ou até mesmo o aborto do feto. A meta do Ministério da Saúde é eliminar a rubéola congênita até 2010. De acordo com a Secretaria da Saúde, em Brasília há um surto em andamento, o que coloca em risco municípios de Goiás, especialmente os das regionais do Entorno Norte e Sul.
Fonte: Goiás Agora