A Unimed Goiânia alerta os seus beneficiários e toda a comunidade para a importância da imunização contra a doença em qualquer idade.
¿Adolescentes e adultos também devem ser vacinados¿, alerta Dr. Fernando Resende, diretor da Rede de Recursos e Serviços Próprios da Cooperativa, lembrando que, nos anos anteriores, foram utilizadas, em média, 1269 doses neste mesmo período.
Campanha especial
A campanha educativa é marcada pela veiculação de mensagens em outdoors em duas etapas. Na primeira, visualizamos apenas os braços de uma criança que está mergulhada em bolinhas vermelhas e acena com uma placa por socorro. Na segunda, ela se livrou das bolinhas e vemos seu rosto feliz. Um spot de rádio também estimula a vacinação.
Prevenção eficiente
A vacina é a única forma de prevenção contra a varicela, tendo em vista o fato da doença ser muito contagiosa. A proteção gira em torno de 70% a 90%, sendo praticamente 100% para as formas graves.
A Coordenadora do Centro de Vacinação, Letícia Aires, destaca que a doença atinge principalmente crianças em idade pré-escolar e escolar.
¿A imunização deve ser feita a partir de (1) ano de vida com dose de reforço entre 4 e 6 anos de idade. Adolescentes e adultos susceptíveis também podem ser vacinados. A proteção conferida pela vacina inicia-se por volta de uma semana após a aplicação¿, informa a médica.
Em caso de contato de pessoa susceptível (sem imunização) com paciente com varicela, a vacina deve ser aplicada até 72 horas após o contato. A medida oferece proteção, evitando que ocorram novos casos.
A vacina está disponível durante todo o ano no Centro de Vacinação Unimed.
Manifestação da doença
A catapora tem um período de incubação de 21 dias em média, quando surgem as vesículas características e a febre. A doença dura, em média, uma semana. Após esse período, as vesículas se rompem, tornam-se crostas e desaparecem.
Em alguns casos, podem surgir complicações, por isso é importante estar imunizado. A mais freqüente é a infecção secundária sobre as vesículas, que podem se tornar lesões de difícil tratamento. Além disso, poderá ocorrer pneumonia e encefalite. Muitas destas complicações podem levar a internações e até à morte.