Por Malu Longo
Pela terceira vez consecutiva a Unimed está presente na preferência do consumidor, na categoria Assistência Médica, da pesquisa Marcas de Confiança no Brasil realizada pela Revista Seleções. A entrega do prêmio, que aconteceu ontem (30) no Espaço Único, em São Paulo, contou com a presença de empresas expoentes do mercado nacional.
¿Não existe melhor forma de reconhecimento do seu trabalho que a palavra final do consumidor. Este é o nosso objetivo e para isso disponibilizamos sempre os melhores serviços. O Sistema cooperativista Unimed é hoje o maior do país, na área de saúde suplementar temos 25% do mercado e mais de 12 milhões de clientes o que nos torna realmente competitivos¿, diz Almir Gentil, diretor de marketing e desenvolvimento da Unimed do Brasil que recebeu o prêmio em nome de todas as 384 cooperativas.
No setor de assistência médica, a Unimed obteve 35,9% das indicações, seguida pela Bradesco Saúde, com 13,9%, e pela Sul América, com 11,4%.
De acordo com a organização do evento a pesquisa é feita via amostragem, considerando um universo de mais de 2 milhões de leitores brasileiros. Na primeira fase, um questionário, desenvolvido pela Revista Seleções, com apoio do Instituto Ipsos-Marplan, foi distribuído e logo após os leitores escolheram suas marcas preferidas nas 50 categorias especificadas. Em outra etapa, os assinantes deram notas de 1 a 5 nos seguintes atributos: qualidade, relação custo/benefício, imagem forte e percepção das necessidades do cliente. Os leitores finalizaram o questionário dizendo se comprariam ou não cada marca.
Associação Brasileira de Anunciantes também destaca importância da marca Unimed com 24% da preferência dos entrevistados
A pesquisa Top Brands da Associação Brasileira de Anunciantes (ABAS), realizada em São Paulo, Porto Alegre e Recife, com o objetivo de expor as diferenças regionais, destacou a Unimed entre as marcas Top of Mind na categoria planos de saúde com 24% na avaliação geral dos entrevistados.
A classificação dos entrevistados ficou por conta não só pela lembrança da marca, mas pelos índices de adesão à marca, que computavam o cliente como defensor, satisfeito, vulnerável e opositor. No quesito específico de confiança e prestígio, a Unimed obtive 65% das menções e ocupa o 9º lugar entre as 16 marcas mais citadas.