O médico ginecologista e cooperado da Unimed Goiânia, Dr. Waldemar Naves do Amaral, é o novo presidente da Associação Médica de Goiás (AMG). A solenidade de posse da nova diretoria, que tem na vice-presidência Marcos Pereira de Ávila, foi no dia 21 de outubro, em Goiânia.
A nova diretoria, formada por chapa única, AMG para os Médicos, foi eleita no dia 31 de agosto passado para o período 2005/2008.
Em sua carta programa, entre outras propostas, a nova diretoria se comprometeu a reativar as diretorias regionais da entidade; reduzir a inadimplência a partir de vantagens na negociação dos débitos, a fim de resgatar os sócios que se distanciaram da Associação; estimular e promover congressos, simpósios e jornadas na sede da AMG e posicionar a imagem da instituição na mídia na defesa dos interesses dos médicos.
Ao substituir o médico Eizechson Brasil Gomides, Dr. Waldemar Naves do Amaral, reafirma as funções da entidade de promover a defesa profissional, social e científica da classe médica.
No aspecto profissional, cabe orientar os médicos quanto à sua atividade diária para garantir um atendimento humano e de qualidade para a população. Investimentos na educação continuada, no aprimoramento técnico-científico, para favorecer o acesso do médico ao conhecimento são funções da entidade que serão realizadas.
¿Também é preciso que alguém fale pelo médico, que o represente perante a sociedade em momentos específicos da vida social. Cito o exemplo do recente assassinato do Dr. Fernando. Até hoje, não tivemos o esclarecimento do caso e é preciso ter uma voz para cobrar soluções e se posicionar por justiça em nome dele¿, diz Dr. Valdemar.
Aproximação com o Cooperativismo
Na pauta também estão presentes, assuntos bem abrangentes como a criação da Ordem do Médico de Goiás. ¿Pretendemos lutar por esse sonho, que seria o embrião para criação da Ordem dos Médicos do Brasil, para congregar todas as entidades médicas na direção de um trabalho conjunto em defesa da medicina e do profissional médico, que conquistaria mais força para encaminhar as questões ligadas à nossa realidade¿, explica o novo presidente.
Além disso, outro sonho já está sendo encaminhado: a construção do Centro de Esporte e Lazer do Médico, que já possui uma área destinada, doada pela Prefeitura de Trindade.
¿E para efetivar toda essa luta precisamos promover uma maior aproximação com o cooperativismo e, nesse aspecto, o envolvimento de uma cooperativa do porte da Unimed Goiânia é extremamente importante. Também pretendemos estreitar os laços com as entidades médicas como Sindicato dos Médicos e Cremego, secretarias de saúde, instituições de ensino e pesquisa, entre outras, para tornarmos realidade um projeto coletivo de valorização da medicina e do médico¿, finaliza o presidente.