A Unimed do Brasil completou no dia 28 de novembro último 30 anos de existência. Criada no dia 28 de novembro de 1975, a Unimed do Brasil, Confederação Nacional das Cooperativas Médicas, congregava na época quase 60 Unimeds em todo o país.
De lá para cá, sua missão foi sendo aprimorada e hoje abrange a representação, integração, coordenação e orientação quanto à atuação das 376 cooperativas médicas e empresas do Complexo, bem como a defesa e o fortalecimento da marca Unimed.
Além disso, desde 2001 passou a priorizar o conceito de entidade socialmente responsável, por meio da coordenação da Política Nacional de Responsabilidade Social do Sistema, que vem desenvolvendo diversos projetos de alcance nacional, tendo lançado somente neste ano dois manuais: de Consumo Consciente e de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Maior rede
Hoje, além de deter 33% de participação do mercado nacional de planos de saúde, segundo resultado da última pesquisa Datafolha encomendada pela Confederação, a Unimed responde por cerca de 24% do número de operadoras do país e 34% da receita do setor, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Satisfação
Outro dado importante do último levantamento do Datafolha é que a Unimed é o plano com maior aprovação do país: 84% dos seus clientes estão satisfeitos, média superior à nacional que é de 77%.
Reconhecimentos - A liderança no mercado de saúde e a grande aceitação da Unimed por parte dos brasileiros também podem ser comprovadas por inúmeros prêmios conquistados ao longo do período, relacionados à marca, como o 12º Top of Mind, 4º Trusted Brand e certificado Superbrands; em recursos humanos, como o 5º Top RH e 18º Mérito Lojista; e em responsabilidade social, sendo indicada, por exemplo, pela Revista Carta Capital como a empresa com melhor atuação de responsabilidade social em saúde.
O cooperativismo médico no Brasil é hoje sinônimo de Unimed, o que confere ao Sistema a qualidade de modelo único de uma modalidade sem precedentes no país e com poucos exemplos no mundo todo.
¿Estamos preparados para este momento histórico da Confederação, e confiantes de que a soma de esforços e a união sem barreiras, que tanto buscamos e defendemos, garantirão o progresso do cooperativismo médico e da Unimed. É nessa busca que acreditamos¿.
Ao endossar as declarações de Celso Barros, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., presidente da Unimed Goiânia, destaca que a força do Sistema Nacional Unimed está na dedicação e compromisso dos mais de 90 mil profissionais médicos cooperados espalhados em 80% do território nacional.
¿À exemplo da Unimed do Brasil, a Unimed Goiânia completará no dia 28 de fevereiro próximo 28 anos de existência, reforçando o exemplo que o cooperativismo de trabalho médico representa como opção segura de geração de trabalho e renda aos médicos Cooperados e de promoção de justiça social¿.
Fonte: Confidencial informativo da Unimed do Brasil