O novo Rol de Procedimentos Médicos da Unimed do Brasil, baseado no Rol de Procedimentos Médicos da ANS e na CBHPM, será implantado na Unimed Goiânia a partir do dia 1º de dezembro. A Cooperativa pede muita atenção e compreensão de seus médicos Cooperados para a aplicação da nova codificação e dos novos valores.
Durante a elaboração do novo rol, foram verificadas uma série de distorções em vários procedimentos da tabela antiga, o que possibilitou melhorar valores baixos e adequar valores posicionados acima dos critérios mais justos adotados. Mudou também a forma de localização dos procedimentos na nova tabela, que agora é feita por órgão e por procedimento.
¿Pedimos muita compreensão a todos os Cooperados nessa fase inicial de implantação do novo Rol de Procedimentos Médicos. Sabemos que existirão dificuldades nos primeiros momentos para o manuseio do Rol e adaptação aos seus valores, mas esclarecemos que esse processo foi amplamente debatido pela classe médica e é fruto de um consenso para uniformizar e organizar procedimentos, assim como garantir mais justiça e igualdade na remuneração¿, explica Dr. Lueiz, diretor de Auditoria da Unimed Goiânia, lembrando que o colega Cooperado pode procurar o procedimento pela codificação atual, encontrando sua correspondência, ou por descrição ou órgão do corpo onde será realizada a intervenção.
Ao destacar que o processo de adequação de valores foi pautado pelo princípio cooperativista de eqüidade, Dra. Elza Soares, diretora de Auditoria, pede
a cada Cooperado que se esforce para utilizar desde já os novos códigos, evitando a necessidade de sua tradução, para agilizar e facilitar o atendimento, a fim de evitar ruídos, especialmente nesse primeiro momento de implantação da nova tabela.
¿A implantação de uma nova rotina operacional e administrativa sempre requer um período mínimo de acomodação¿, lembra Dra. Elza.