A cobrança dos atendimentos de intercâmbio no Complexo Unimed será aperfeiçoada pela adoção do Sistema AJIUS, que agiliza as operações e diminui os erros com glosas ocorridos atualmente. No início deste mês, houve uma reunião do Grupo de Apoio Técnico da Unimed do Brasil (GAT), com a participação da Unimed Goiânia, para definir prazos para o início de sua implantação.
Dr. João Damasceno, diretor Administrativo, informa que o GAT é composto por técnicos da área de Tecnologia da Informação das Federações Unimed, do qual participam também profissionais de singulares, sua função é analisar as melhores soluções na área de TI para todo o Complexo Unimed.
¿O Grupo é responsável, por exemplo, pela manutenção do Protocolo de Transações Unimed (PTU), modelo de dados que permite a integração das unimeds em todo o país¿, pontua ele.
Para a implantação do AJIUS, as singulares deverão certificar seus sistemas no pa
¿Isto irá praticamente extinguir os erros ocorridos hoje devido às diversas versões de PTU entre os sistemas das singulares. Será definida uma única versão onde todos os sistemas deverão se certificar¿, explica Gilmar Pereira Duarte, gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Goiânia, que participou da reunião.
O prazo inicial para testes do processo será dia 02 de janeiro de 2007 e o oficial, para se tornar obrigatório é 31 de maio de 2007.
Outro assunto discutido foi o Intercâmbio Eletrônico entre Unimeds. As autorizações de procedimentos poderão ser realizadas do consultório ou outros pontos de atendimento diretamente com a singular de origem do cliente.
¿Ainda não foi definido um prazo de implantação, mas a Unimed Goiânia já está realizando a certificação do seu sistema. Assim os procedimentos serão, inicialmente, autorizados diretamente de dentro da Unimed, minimizando a utilização de fax e telefone. Depois dessa etapa e a substituição do sistema de autorização, entraremos na fase de autorizações feitas diretamente do ponto de atendimento¿, finaliza ele.