As ações voltadas para fortalecimento dos Recursos e Serviços Próprios ganham espaço no Sistema Unimed, permitindo um atendimento de qualidade e personalizado aos clientes, cujo investimento nessa área busca também reduzir os custos assistenciais e aperfeiçoar os resultados.
A Unimed São José dos Campos (SJC), interior de São Paulo, por exemplo, aposta na verticalização. A cooperativa investiu R$ 11 milhões na implantação de um novo hospital na cidade, voltado para atendimento de alta complexidade.
"O custo assistencial está cada vez mais elevado, e seguimos os passos de outras Unimeds, que cada vez mais investem em recursos próprios", assinala o diretor de assistência e promoção a saúde da Unimed SJC, Júlio César Amado.
Com um espaço de 9 mil m2, o hospital contará com 80 leitos, sendo 20 de UTI e 60 de internação e oferecerá serviços em Neurocirurgia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia, e Bariátrica, Ortopedia, com foco em órteses e próteses, e Traumatologia. O centro cirúrgico terá oito salas.
"Nosso objetivo é ser referência em atendimento de alta complexidade, onde reside o maior custo. Para os atendimentos em baixa e média complexidade, contaremos com a rede credenciada", explica Júlio.
Além disso, a instituição contará com uma unidade de diagnóstico por imagem equipada com ultra-som, tomógrafo multislice e aparelho de raio-x; e com o serviço de hemodinâmica.
Para a construção da unidade hospitalar, a Unimed SJC arrendou um antigo hospital da cidade, que já pertenceu à Samcil e ao Unicor. O espaço passou por uma reforma, visando, sobretudo, a hotelaria.
A previsão é que até o final de junho seja inaugurada a primeira fase do hospital, com cinco salas de cirurgia, dez leitos de UTI, 20 leitos de internação e a unidade de diagnóstico por imagem. O restante será entregue até o final do ano.
A Unimed São José dos Campos tem uma carteira de 150 mil vidas e atua também na cidade de Jacareí e no Litoral Norte.
Fonte: Unimed São José dos Campos.