arquivo-noticias - Unimed Goiânia

RETROSPECTIVA 2008






Em 2008, a Unimed do Brasil representou as 377 cooperativas médicas do Sistema em diversos fóruns e grupos técnicos que abordam temas relevantes para o setor.

Entre eles está o Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (Copiss), da ANS, que no período tratou, intensivamente, da Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS) e a Tabela TUSS, que entrará em vigor este ano, e o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, que  também teve participação intensa do Sistema.

A necessidade de se evoluir na questão da tabela de materiais e medicamentos, passo inicial para uma gestão adequada de custos assistenciais nas operadoras e principal desafio do setor na atualidade, foi um dos pontos ressaltados pela Confederação no Copiss, formado por representantes dos diversos segmentos da saúde suplementar.

A Unimed também acompanhou de perto o processo de definição do índice de reajuste para os planos de saúde, procurando justificar junto à ANS a necessidade de um aumento que atendesse à “inflação médica”. Como acontece anualmente, o anúncio do percentual autorizado, o menor dos últimos sete anos, teve grande repercussão na imprensa. O presidente da Unimed do Brasil, Celso Corrêa de Barros, foi fonte de informações para alguns dos principais jornais do país, ressaltando a preocupação com o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras.

Além de participar das diversas reuniões e encontros técnicos, no mês de abril a diretoria da Confederação e outros dirigentes do Sistema estiveram reunidos com o presidente da ANS para discutir questões que afligem as cooperativas médicas e o setor supletivo, como as Garantias Financeiras e a Resolução Normativa no 167/08, que atualizou o Rol de Procedimentos Médicos.

Outras conquistas junto à ANS dizem respeito, por exemplo, ao recolhimento da Taxa por Alteração de Dados de Produto (TAP), além do acompanhamento de perto de questões que envolvem, principalmente, o ressarcimento ao SUS e a regulação dos planos coletivos.

Junto à Associação Médica Brasileira também foi grande a participação da Unimed nas diversas Câmaras Técnicas: de Implantes, de Diretrizes e da CBHPM.

No último mês de dezembro participou, ainda, do Fórum sobre Atendimento ao Parto na Saúde Suplementar, promovido pelo Conselho Federal de Medicina, em parceria com a ANS e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Sobre assunto similar a Unimed do Brasil esteve reunida com a Unicef para tentar estabelecer uma parceria entre as duas instituições em projetos médico-sociais.

O “I Simpósio de Padrões em Informática em Saúde: Estado da Arte e Desafios”, promovido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contou com o envolvimento da Unimed do Brasil, inclusive com participação no debate “O impacto do uso de certificação digital na saúde: validade jurídica e privacidade”. O foco do evento, realizado em julho, foi reunir experiências sobre a construção de políticas nacionais para a informática em saúde.

Em junho, a Unimed do Brasil participou do I Fórum Nacional de Cooperativismo Médico, em Brasília (DF), quando foi firmado um compromisso para se estabelecer uma agenda conjunta de trabalho do Sistema com as entidades médicas. O evento, inédito no setor, foi promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Área de Acompanhamento Legislativo realizou trabalho permanente

A iniciativa de levar aos políticos as reivindicações do cooperativismo e da saúde suplementar gerou um conjunto de documentos relativos à regulamentação do setor supletivo, legislação cooperativista e informações sobre todos os deputados e senadores, que agora estão reunidos na internet, por meio do Portal Unimed, no canal "Acompanhamento Legislativo", e num livro, lançado no mês de outubro.

A publicação, intitulada “Acompanhamento Legislativo 2008”, é resultado do trabalho desenvolvido na sistematização da produção legislativa referente ao cooperativismo médico e à regulação das operadoras de planos de saúde.

Divulga uma radiografia dos trabalhos legislativos, direcionados aos temas de interesse do Sistema, com a tramitação completa e a situação atual de cerca de 70 projetos. Também reúne textos que explicam a dinâmica do processo legislativo e suas instâncias de deliberação.

As duas ferramentas consolidam o trabalho de divulgação de informações sobre a atuação do Sistema, por meio da Unimed do Brasil, junto ao Poder Legislativo, que teve início em agosto de 2003 de forma sistemática. A proposta é estimular uma discussão clara e aberta sobre as prioridades legislativas do cooperativismo médico e formas de atuação em prol de seus objetivos.

Prova da proximidade da Unimed com os poderes políticos foram os diversos avanços legislativos deste ano em favor do cooperativismo. O presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado federal Rafael Guerra, que também coordena a Bancada do Cooperativismo de Saúde, reafirmou seu compromisso com a saúde suplementar brasileira e a sua preocupação em contribuir com a aprovação de projetos que desoneram a tributação sobre as operadoras, especialmente as cooperativas médicas, e o fortalecimento do segmento.

A Confederação participou, ainda, de uma audiência pública no mês de novembro, realizada pelas Comissões de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados sobre Projetos de Lei que, juntos, pretendem nova regulamentação dos planos de saúde, entre eles o PL no 4076/2001.

Outro momento importante foi a representatividade da Unimed no debate “Economia da Saúde: cenários público e privado”, também promovido pela CSSF, no mês de abril, abordando diversos fatores que acarretam aumento de gastos com a saúde.

Goiânia -  O Conselho de Administração da Unimed Goiânia participou de perto das intervenções realizadas pelo Sistema Nacional e outras instituições cooperativistas junto aos poderes legislativo federal, estadual e municipal na defesa dos interesses do cooperativismo médico e do exercício da medicina.

Unimed atenta às questões sociais do país

A área de Responsabilidade Social teve intenso envolvimento nas questões mais relevantes de 2008. Levou adiante, também, seus projetos tradicionais, como o de certificação das cooperativas por meio do Selo de Responsabilidade Social. Na sua sexta edição, 191 Unimeds foram congratuladas com este símbolo.

Para que pudessem concorrer a tal certificação, singulares e federações contaram com um novo sistema de cadastro no Balanço Social, documento obrigatório para o Selo, que em 2008 ficou mais simples e ágil.

Com 188 Unimeds participantes, além da Central Nacional Unimed e da Unimed do Brasil, o Balanço Social Consolidado de 2007 apurou um investimento de R$ 746 milhões direcionados a ações de RS.

Em setembro, ocorreu o 5º Seminário Nacional de RS, na cidade de João Pessoa (PB). O evento ficou marcado pelo lançamento da Cartilha de Incentivos Fiscais, que informa como se destina recursos aos programas de RS, e do Manual de Alimentação Saudável, uma parceria entre a Confederação e a consultoria Nutrisolutions como desdobramento do programa de Consumo Consciente.

O tema voluntariado ganhou iniciativas, como a campanha para incentivar as singulares a desenvolver programas sistemáticos por meio da participação de colaboradores. Também puderam acessar a campanha do Dia V Unimed, que estimula as ações de voluntariado dentro do Sistema. A Confederação, por exemplo, levou crianças da entidade Casas Taiguara até a Estação Ciência da USP, um passeio educativo que contou com seus colaboradores voluntários.

Parcerias beneficiam todo o país - A Confederação se tornou uma das primeiras empresas no mundo a ser certificada pelo treinamento da Global Reporting Initiative (GRI), mediado pelo Instituto Ethos. Também por meio dele algumas cooperativas assinaram o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. No ano marcado pelas eleições municipais, a Unimed apoiou a campanha “Ficha Limpa”, idealizada pela mesma instituição para combater a corrupção.   

Com o Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, criou uma campanha com o slogan “Voto Responsável. Uma atitude que gera mudança”, com o intuito de despertar a consciência política dos colaboradores.

A parceria que se iniciou em 2007 entre a Unimed e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) continuou atuante. Para colaborar com o controle da doença no Brasil, foram desenvolvidos materiais jornalísticos para divulgação na imprensa e uma campanha para as cooperativas do Sistema.

Um projeto realizado em parceria com a consultoria Ekobé reuniu a Central Nacional Unimed, a Confederação e a Seguros Unimed. O objetivo é formar uma cadeia de valor, ou seja, alinhar fornecedores e demais públicos à conduta ética seguida pela marca.

Uma das últimas ações de 2008 foi a corrente de solidariedade gerada espontaneamente por diversas cooperativas em prol dos desabrigados de Santa Catarina, vítimas dos estragos causados pelas enchentes na região. A Unimed do Brasil apoiou a Federação SC em sua campanha de arrecadação de contribuições, que foram repassadoas para as singulares de Itajaí e Blumenau.

Programa Gestão Integrada da Saúde percorre o Brasil e ganha adesões

Os coordenadores do programa Gestão Integrada da Saúde (GIS) realizaram diversas palestras, treinamentos e reuniões pelo país sobre a filosofia deste produto para que, assim, ampliassem a adesão.
Em fevereiro, o superintendente de Custos Assistenciais da Unimed do Brasil, João Augusto Rangel Martins, visitou Alfenas (MG), onde o GIS já havia se tornado realidade. Na ocasião aconteceu o workshop de lançamento do projeto de Medicina Preventiva da Singular, que já havia adotado os softwares Unimed Cardio, Cerebrum e Linfo. Ainda em fevereiro, Poços de Caldas (MG) ouviu as explanações de João Augusto sobre o mesmo tema.

De Minas para Rio Grande do Norte, a equipe apresentou, na cidade de Natal (RN), em abril, o Workshop “Gestão de Assistência à Saúde”. A ocasião foi propícia, também, para um debate acerca do programa GIS.

Em junho, a Unimed Leste Paulista recebeu a mesma palestra, ocorrida em São João da Boa Vista (SP). O Programa de Promoção da Saúde do Trabalhador (PPST) também foi pauta nesta reunião. Na mesma época, Salvador recebeu aperfeiçoamento de 80 horas do programa Gestão Integrada da Saúde. A capacitação reuniu 19 alunos de oito cooperativas da região Nordeste ligadas às Federações Bahia e Baiana.

A região Sul recebeu o superintendente João Augusto, que apresentou o GIS na Federação Paraná, em dezembro. A cooperativa transmitiu a palestra, via TV Unimed, para 17 cooperativas do Estado.

Na Unimed do Brasil, o processo para a implementação do GIS começou em abril, com uma explanação para cerca de 90 colaboradores, em evento que marcou o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 daquele mês.

O primeiro passo do programa na Confederação foi abordar a necessidade de mudanças de hábito e estilo de vida, principais responsáveis pela relação longevidade e saúde. Em seguida, promoveu-se o autocuidado, passou a oferecer aos colaboradores uma cesta de frutas, durante as manhãs, por duas vezes por semana e realizou exames preventivos para 160 pessoas.

Nos dias 20 e 21 de agosto aconteceu o 1º Seminário Nacional de Gestão da Assistência à Saúde, em São Paulo. Nele, dirigentes, auditores e gestores de programas de saúde das cooperativas puderam conhecer diferentes modelos assistenciais e experiências ligadas à sustentabilidade, bem como o programa do GIS.

Conceito do Brand Center é levado para todo o país

Por diversas vezes em 2008, a equipe de Marketing da Unimed do Brasil pôde disseminar os conceitos do Brand Center para cooperativas de todo o país. Em fevereiro, aconteceu o Seminário Brand Center, em Joinville (SC), promovido pela Confederação em parceria com a Federação Santa Catarina, com a participação de 23 Unimeds locais. 

Anteriormente, encontros como este já haviam sido realizados nas Federações São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, na Unimed Mercosul, Central Nacional Unimed e na Seguros Unimed. Em março, o mesmo evento visitou a Fundação Unimed, a Federação Minas, a Unimed BH e a Unimed Campinas.

Durante a Convenção de Marketing e Comunicação das Unimeds Gaúchas, ocorrida em junho na cidade de Santa Maria (RS), o treinamento de Brand Center envolveu mais de 250 inscritos. O tema também fez parte do conjunto de pautas do 1º Encontro de Marketing, Comunicação e Responsabilidade Social da Federação das Unimeds do Espírito Santo. No mês seguinte, a Singular Centro Oeste Paulista recebeu a palestra, ministrada em Bauru (SP). Em agosto, a Federação Rio conferiu algumas apresentações da área de Marketing, entre elas a que aborda o centro de relacionamento da marca.

Além dos encontros pelo Brasil, no mês de julho a Confederação aprimorou o Brand Center - https://www.unimed.com.br/pctr/brandcenter/ - incluindo o canal "Linguagem Verbal" para complementar a ferramenta, que já trazia orientações sobre o posicionamento da marca, pilares, atributos e personalidade da Unimed, bem como os benefícios racionais e emocionais proporcionados por ela.

Conhecimento disseminado - A partir de setembro, tiveram início as reuniões do Grupo de Estudos da Marca. Representantes das Unimeds do Brasil e Seguros, Fundação Unimed, além das Federações São Paulo, Mato Grosso, Minas, Santa Catarina, Rio, Paraná e Rio Grande do Sul discutiram conceitos como o brand equity e personalidade da marca; estudaram cases de outras empresas; abordaram o relacionamento da marca com os colaboradores e médicos cooperados do Sistema; e fizeram exercícios práticos com uso da ferramenta "direcionador da marca".

O grupo se reuniu pela última vez no ano durante o 6º Encontro de Marketing, Comunicação e Responsabilidade Social, ocorrido em novembro, na cidade de São Roque (SP). Na ocasião os participantes foram nomeados "disseminadores da marca" em seus estados.

Ainda neste evento a organização lançou a plataforma de patrocínios do Brand Center. Com seus cases, participaram as Unimeds BH e Florianópolis, que evidenciaram a importância das iniciativas voltadas ao marketing esportivo e cultural.

38ª Convenção aborda desafios e conquistas

A Convenção Nacional Unimed, que acontece todos os anos, teve sua 38ª edição sediada na cidade de Gramado (RS), e abordou o tema “Conquistas e Desafios”. Entre os dias 21 e 24 de outubro, o Centro de Convenções Serra Park testemunhou uma série de eventos para os quais foram convidadas personalidades brasileiras de diversos segmentos.

O primeiro dia de plenária (22) tratou dos efeitos da crise econômica mundial por meio do programa Radar Econômico, coordenado pelo jornalista Alexandre Garcia. No mesmo dia houve outro painel, no qual participaram os assessores jurídicos da Confederação e da Federação RS, respectivamente José Cláudio Ribeiro Oliveira e Marco Túlio de Rose.

Glória Maria apresentou, no segundo dia (23), o programa “Supremacia do Consumidor”. Ainda em 23 de outubro, aconteceram os programas “Tecnologia e Saúde” e “SuperAção”. Esta última contou com a presença do maestro João Carlos Martins e o nadador paraolímpico Daniel Dias.

O debate do último dia discutiu sobre a sociedade que está sendo construída e os desafios futuros, comandado por Marisa Orth. Mais tarde, ocorreu a plenária sobre felicidade, com o filósofo Clóvis de Barros Filho e o jornalista Carlos Heitor Cony.

Uma das novidades desta edição foram as palestras paralelas. Aconteceram também os comitês contábil, jurídico e de saúde ocupacional; encontro de tecnologia e de recursos humanos; e curso de Assistente Social, de Gestão de Custos Assistenciais e de Responsabilidade Social.

A Convenção ainda contou com a Feira de Negócios, que em 2008 reuniu 53 expositores e teve patrocínio oficial da Unicred, apoio da Seguros Unimed, Central Nacional Unimed e Unibanco.

Tempo de premiações - A programação da Convenção Unimed também englobou os troféus para os trabalhos vencedores das diferentes premiações. O Prêmio Djalma Chastinet Contreiras de Responsabilidade Social congratulou as Unimeds de Blumenau, Florianópolis, Rio e Vitória, e as Federações Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O 4º Prêmio de Comunicação anunciou seus vencedores nas sete categorias existentes. E, assim, subiram ao palco as Unimeds Juiz de Fora, Amparo, Centro Paulista, Nordeste-RS, Volta Redonda, Fortaleza, Circuito das Águas, ABC, Tatuí, Recife, Rio e Ji-Paraná; e as Federações Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Os melhores trabalhos do 14º Prêmio de Marketing se dividiram em cinco categorias. Os ganhadores foram as Singulares de Campinas, Teresópolis, Limeira, Angra dos Reis, Ji-Paraná, Volta Redonda, Guarapuava, Londrina, Amparo, Francisco Beltrão, Sudoeste da Bahia, Circuito das Águas, Arapiraca e Blumenau, além das Federações do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e a CNU.

Já a premiação “Experiências de Sucesso” revelou os cases do Sistema: receberam troféus as Unimeds Paulistana, Rio e Grande Florianópolis. Por fim, o advogado e o contador do ano foram divulgados. Desta vez, Paulo Martins (Federação RS) e Marisa Costa (Federação Minas), respectivamente, conquistaram os títulos.

Prêmios e rankings comprovam a força da marca Unimed

O ano de 2008 foi marcado por premiações e pela presença da Unimed em rankings nacionais. A começar pela 21ª conquista consecutiva do Prêmio Mérito Lojista, promovido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em março. Em setembro, recebeu o troféu “Marcas de Confiança” da Revistas Seleções e Ibope. Trata-se da sétima vez consecutiva que conquista tal premiação. 

A marca também confirmou seu 15º destaque no Folha Top of Mind, promovido pelo Instituto Datafolha. Com 34% de incidência, a Unimed teve uma folgada vitória, contra os 5% da Amil, em segundo lugar, na categoria “plano de saúde”.

No mesmo segmento, obteve o primeiro lugar entre as 100 marcas de maior prestígio do país. Troiano Consultoria de Marcas e Revista Época estão à frente da organização desta pesquisa. Logo depois a Confederação levou o Marketing Best, idealizado pela Editora Referência, FGV e MadiaMundoMarketing.

No Superbrands, publicação que homenageia as marcas mais fortes do país, pela quarta vez consecutiva foi considerada uma das mais importantes. Na mesma época, recebeu o prêmio Empreendedor Brasil 2008 como a melhor experiência existente nos quesitos “empreendedorismo” e “pioneirismo”.

Marca recorrente em diversos rankings

Em duas pesquisas da Revista IstoÉ Dinheiro a marca teve destaque. Foi citada na lista “50 Empresas do Bem”, em 10º lugar. No ranking “500 Maiores Empresas e as Melhores por Setor” aparecem as Unimeds Rio, BH, Cuiabá e Seguros. Em junho, a Confederação marcou presença no rol das empresas brasileiras mais sustentáveis, de acordo com pesquisa inédita da Revista Imprensa. Na categoria “Serviços Diversos”, ocupou o 5º lugar.

Um mês depois a Unimed já estava estampada em outro ranking: “Maiores e Melhores” da Revista Exame, por conta das Unimeds Rio, BH, Paulistana, Porto Alegre, Fortaleza, Vitória, Belém, Cuiabá e Nordeste RS, além da Central Nacional Unimed e da Seguros. Esta última também esteve no caderno especial “Valor 100 Maiores Empresas”, do jornal Valor Econômico, no quesito “seguros saúde”.

Em levantamento da Revista Época e da instituição Great Place to Work, a Unimed-Rio e a Unimed Missões estão entre as 100 melhores empresas para se trabalhar. Por estado, aparece ainda a Federação Rio. A mesma revista publicou o Anuário Época Negócios com as 100 empresas mais admiradas do Brasil, que também destacou o Sistema.

A CNU e as Unimeds Cuiabá, Missões, Vales do Taquari e Rio Pardo, Volta Redonda e Seguros conquistaram posições no ranking das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, elaborado pelas revistas Você S/A e Exame.

Um salto relevante ocorreu na lista das mais valiosas do país: a marca passou da 110ª posição para a 46ª. O estudo foi feito pela consultoria BrandFinance em parceria com o jornal Gazeta Mercantil. Esta mesma organização concluiu um trabalho sob encomenda da Confederação de precificação da marca. O resultado apurou um valor de R$ 2,53 bilhões, o qual colocaria a Unimed no 27ª lugar desse mesmo ranking.

Marketing e esporte: aliados para grandes conquistas

O Campeonato Brasileiro de Futebol começou em maio de 2008 e a Unimed esteve presente neste evento pela sétima vez consecutiva, com uma posição de destaque entre as placas exibidas em todos os campos que receberam os jogos do torneio.

Já o Circuito Unimed de Tênis Infanto-Juvenil Brasileiro, uma das tradicionais ações de marketing do Sistema, terminou em novembro, com a competição Master, na cidade de Americana (SP). Suas etapas anteriores ocorreram nas cidades de Joinville (SC), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP) e Campo Grande (MS).

A final reuniu os oito melhores tenistas das etapas classificatórias, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos (masculino e feminino). Classificaram-se para a "grande final" atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Maurício Pommê, medalhista paraolímpico, apadrinhou o evento. O Circuito ainda ofereceu clínicas de tênis com Mauro de Menezes, técnico da equipe brasileira de tênis, e contou com a presença do segundo maior tenista brasileiro da atualidade, Fernando Meligeni, em algumas etapas.

O grande evento esportivo do ano foi a Olimpíada de Pequim, que começou em julho. Dentre as estrelas brasileiras que participaram dos jogos, estavam alguns patrocinados por Unimeds. Fabíola Molina e César Cielo, ambos da natação, receberam apoio da Unimed São José dos Campos e Santa Bárbara d’Oeste e Americana, respectivamente. Bruno Fontes, da vela, teve o patrocínio da Unimed Florianópolis. Ao final das competições, Cielo conquistou medalhas de ouro e de bronze para o Brasil.

Em setembro ocorreram os Jogos Paraolímpicos, nos quais os atletas do país estiveram por muitas vezes em evidência. A Unimed do Brasil fechou parceria com o Instituto Superar, entidade fomentadora dos atletas paraolímpicos, e passou a patrocinar oito deles, além de dois atletas-guia. Por conta disso, elaborou uma vasta estratégia de mídia e lançou campanha publicitária para divulgar seu apoio aos esportistas com deficiência.

O resultado do trabalho dos brasileiros em Pequim pôde ser avaliado por meio das medalhas obtidas: 47, divididas entre 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. O destaque ficou para o nadador Daniel Dias, que voltou ao Brasil com oito medalhas, entre elas cinco de ouro.

Gestão do conhecimento e desenvolvimento profissional em alta

O desenvolvimento profissional está sempre em foco no Sistema. Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Unimed do Brasil em parceria com a Fundação Unimed garantiram atualização e aprimoramento profissional à profissionais de diversas cooperativas do país.

Um deles foi o de direito empresarial, que teve início em abril, realizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Voltado exclusivamente para os advogados do Sistema, a capacitação teve quatro módulos temáticos visando proporcionar a atualização do profissional.

O ano ainda teve o lançamento de cursos virtuais, que ampliam as possibilidades de participação dos profissionais das Unimeds e médicos cooperados. Entre eles, o de intercâmbio e o de memória empresarial, desenvolvidos em parceria com a Fundação Unimed.

Somados a isso, diversos cursos sobre temas específicos, com cargas horárias variadas, foram realizados em diversas regiões do país para atender necessidades específicas das cooperativas. Eles ocorreram nas áreas de intercâmbio, TI, marca, responsabilidade social, entre outros, sempre por técnicos ou executivos da Unimed do Brasil.

Com foco interno, a Confederação promoveu, no decorrer do ano, um Programa de Desenvolvimento Gerencial. Abordando as competências de gestão, foram realizadas reuniões e treinamentos para alinhar o perfil dos líderes que atuam na Unimed do Brasil aos desafios estratégicos da instituição, além de desenvolver ferramentas eficazes na gestão de pessoas, conduzindo as equipes para atingir os melhores resultados.

Fonte: Confidencial, informativo da Unimed do Brasil.

${loading}