• Atendimento individualizado e personalizado;
• As consultas poderão ser agendadas com a equipe de referência através de ligação telefônica, WhatsApp, telemonitoramento e presencial;
• Consulta e atendimento clínico inicial deve, necessariamente, ser realizado pela equipe de referência do NAIS, o que caracteriza o serviço como porta de entrada;
• As especialidades de pediatria, ginecologia , obstetrícia e oftalmologia poderão ser realizadas diretamente no Centro de Especialidades Unimed, sem a obrigatoriedade de avaliação inicial pela equipe de referência;
• Situação de urgência e emergência o beneficiário poderá procurar o Serviço de Atendimento Unimed – SAU ou os demais prestadores conforme o guia médico sem necessariamente ser autorizado pela equipe de referência;
• Em caso de sintomas procure sua equipe de referência para que possamos identificar as suas necessidades em saúde e direcionar o melhor atendimento além de programar a continuidade do cuidado.
Quem pode aderir ao Unimed Pra Cuidar?
Para ter o Plano Unimed Pra Cuidar você precisa:
Ser beneficiário do plano.
Estar com situação contratual regular junto a Unimed Goiânia.
O que é Atenção Primária à Saúde APS?
É reconhecidamente a porta de entrada preferencial de acesso ao sistema de saúde, sendo ela que possibilita um melhor fluxo e itinerário do paciente entre os demais níveis de atenção, fundamentado nas necessidades de saúde apresentadas, nos seus mais diversos graus de complexidade.
Quais são os atributos da APS?
Acesso e primeiro contato
Facilidade de acesso ao sistema de saúde e primeiro contato resolutivo para o indivíduo.
Integralidade
Nas ações e no cuidado, ampliando abrangência e capacidade de resolução dos serviços disponíveis na atenão primária, em diferentes áreas e nas diversas situações de contato.
Longitudinalidade
Continuidade do cuidado ao longo da vida, a partir de uma relação interpessoal intensa e duradoura, que expresse a confiança mútua entre os usuários e os profissionais de saúde.
Coordenação da Atenção
Gestão do cuidado, de forma ordenada e oportuna, sob orientação do mesmo profissional, pela mesma equipe, além do reconhecimento de problemas abordados em outros serviços e a integração desse cuidado nos diferentes níveis da atenção à saúde.
Como funciona o telemonitoramento?
O monitoramento telefônico tem sido utilizado como estratégia para o processo educativo, para a identificação de alterações nas condições de saúde e orientação à procura de atendimento médico. As orientações fornecidas via telefone podem ser um importante auxílio na promoção de saúde com consequente melhora do conhecimento e autocuidado.
O telemonitoramento permite às equipes de APS receber informações sobre a condição de saúde dos beneficiários a ela vinculados, sua adesão ao plano terapêutico proposto e seu progresso em relação ao alcance das metas estabelecidas relativas as suas condições de saúde.
O que é acesso?
Acesso é um dos elementos dos sistemas de saúde, dentre aqueles ligados à organização dos serviços, que se refere à entrada no serviço de saúde e à continuidade do tratamento. A APS pode funcionar como “porta-de-entrada” do sistema a partir dos quais os pacientes são atendidos e, se necessário, encaminhados a serviços de maior complexidade tecnológica e organizacional.
O que é busca ativa?
De acordo com o Ministério da Saúde, a busca ativa é um procedimento de suma importância no conjunto de ações de cuidados primários em saúde e vigilância epidemiológica, tendo por objetivo a identificação precoce de casos suspeitos e uma rápida confirmação para orientar a adequação de medidas de controle e orientação dos próximos passos.
Na busca ativa, como a própria expressão indica, o serviço de saúde busca os beneficiários de forma ativa, direcionando para o serviço mais adequado, sem aguardar que as pessoas sintam a necessidade de buscar um serviço de saúde qualquer. Podem ser citados como exemplos de ações de busca ativa, envio de material explicativo e contatos telefônicos.
O que é plano de cuidado?
Compreende-se por Plano de Cuidado o estabelecimento de prioridades e objetivos para solucionar e/ou prevenir problemas de saúde e efetuar o seguimento desses pacientes a fim de verificar se as intervenções realizadas foram efetivas ou se novos problemas de saúde surgiram. O Plano de Cuidado deve ser uma construção conjunta da equipe de APS com o paciente e ou grupos de pacientes.
Você sabe o que é um gestor ou coordenador do cuidado?
Gestor ou coordenador do cuidado (navegador) é o profissional que tem a responsabilidade pela coordenação da atenção à saúde do paciente. Mesmo que diferentes profissionais intervenham sobre um caso, é importante definir claramente quem será o profissional de referência.
Você sabe a importância do atendimento com equipe multidisiciplinar?
Equipe multidisciplinar é um grupo com profissionais de diferentes funções, expertises e qualificações e que se complementam. Um aspecto essencial para que a APS alcance a resolutividade esperada como serviço de primeiro contato do beneficiário e ordenadora do fluxo do paciente na rede é a conformação da equipe técnica. Ademais, o trabalho em equipes multidisciplinares em saúde é reconhecidamente a base das ações em saúde para efeitos de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou cuidados prolongados do paciente. Não é ótimo encontrar esse tipo de atendimento em um só lugar? E ainda, ter uma equipe qualificada responsável por sua saúde e de sua família?
Como posso agendar uma consulta com a equipe multidisciplinar?
Você faz o agendamento pela Jane ou por telefone falando com um dos concierges de saúde.
Sua consulta é então agendada com a equipe multidisciplinar em que médico da família fará uma análise completa das suas condições de saúde, fatores de risco aos quais você é exposto e rastreamento de doenças.
As consultas subsequentes serão de acordo com seu ciclo de vida, condição de saúde e risco e estabelecido pela equipe de referência.
Onde serei atendido em caso de Urgência e Emergência?
O beneficiário poderá se dirigir ao SAU ou SAU Pediátrico (para crianças) ou em qualquer um dos 11 hospitais de referência que oferecerem serviço de emergência;
O beneficiário poderá ainda, utilizar os serviços de pronto atendimento virtual.
Os exames solicitados nas unidades de urgência e emergência, poderão ser realizados no pronto socorro, ou terei que me deslocar para uma unidade Unimed?
Ginecologista, Obstetrícia e Pediatria serão rede livre?
Para essas especialidades não é necessário passar pelo médico da família e os beneficiários poderão consultar diretamente no Centro de Especialidades Unimed, que conta especialistas qualificados para realizar os acompanhamentos.
Tratamentos oncológicos poderão ser mantidos com o especialista que me acompanhar?
Sim, os casos em que já estão em tratamento oncológico poderão continuar atendimento com o médico que já faz o acompanhamento.
Caso não haja um especialista no tratamento que faço no CEU eu poderei escolher o médico que irá me atender na rede?
Sim, poderá dentre a lista de profissionais disponibilizados na rede credenciada.
Como posso acessar a lista de cooperados e prestadores do Pra Cuidar?
Acessando o Guia médico e escolhendo o Plano “Pra Cuidar” na configuração contratada.
Quando chega minha carteirinha do novo Plano?
A carteirinha do Plano Pra Cuidar é exclusivamente digital, para acessar a sua e dos seus dependentes app em Produtos > Plano de Saúde > Cartão Virtual
Para acessar as carteirinhas dos dependentes entre em Produtos> Plano de Saúde> trocar e escolha o dependente depois acesse “Cartão Virtual”. Importante manter atualizado os dados cadastrais, principalmente o CPF dos dependentes para que o Cartão Virtual seja habilitado.
Exames laboratoriais e de Imagem serão feitos onde?
Prioritariamente nos laboratórios e Centro de Diagnósticos Unimed. Quando não houver disponibilidade do exame na rede própria haverá liberação para a rede referenciada do produto conforme guia médico no SuperApp.
Consultas marcadas antes da vigência do Pra Cuidar poderão ser realizadas?
As consultas marcadas fora do CEU somente poderão ser realizadas até 30/09. Após essa data, toda consulta deverá passar primeiramente pelo médico da família, exceto as consultas de Pediatria e/ou Ginecologia/Obstetrícia que poderão ser agendadas diretamente com profissionais do CEU.
Passei por um especialista e tenho retorno marcado, como proceder?
Seu retorno com o médico da rede está garantido em até 20 dias após a consulta.
E se o prazo de retorno vencer antes de os exames ficarem prontos?
Nesse caso você terá que passar por nova consulta com o médico de família da equipe Pra Cuidar.
Exames, cirurgias e procedimentos solicitados antes da vigência do Pra Cuidar poderão ser realizadas no prestador autorizado?
Os exames, cirurgias e procedimentos autorizados antes da troca do plano poderão ser realizados conforme programado antes do início do novo plano.
Como fica o pré-natal e parto de quem está grávida?
As gestantes poderão continuar realizando suas consultas de pré-natal com o obstetra que a está acompanhando mesmo que seja de fora da rede Pra Cuidar. Os partos agendados ou previstos poderão ser realizados na maternidade já escolhida previamente com garantia do retorno pós-parto. Entrar em contato com a equipe Pra Cuidar para liberação.
Terapias especiais que estão sendo prestadas pela rede serão mantidas?
Os tratamentos e acompanhamentos que já se iniciaram, poderão continuar com o mesmo profissional.
Casos novos serão referenciados à equipe do Bem Te Vi.
Tenho direito a reembolso das consultas pagas de maneira particular?
Tenho direito a transcrição dos exames solicitados em consultas particulares?
Sim, para realização na rede referenciada do Pra Cuidar.
Quais especialidades terei no CEU?
Você pode acessar a lista de serviços e especialidades do Centro de Especialidades Unimed no link:
Acesse Aqui a Lista
Pessoas que atualmente já fazem terapias como psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia e as demais, como ficarão?
As terapias serão mantidas até a finalização das sessões autorizadas mediante liberação da equipe Pra Cuidar. Para continuidade do tratamento o beneficiário deverá procurar atendimento médico com a equipe Pra Cuidar ou com os especialistas do CEU no caso da pediatria.
As novas sessões poderão ser realizadas na mesma clínica.
Novos casos serão atendidos nos Recursos e Serviços Próprios.
Faço acompanhamento mensal com meu psiquiatra há anos, nesse caso como ficará?
Os beneficiários serão avaliados pela equipe Pra Cuidar que eventualmente poderá manter o tratamento.
Como fica a coparticipação no Pra Cuidar?
Sem coparticipação para consultas com a equipe do Pra Cuidar e Teleconsultas. Coparticipação de 30% para consultas eletivas fora da equipe referência. Coparticipação de 50% para consultas em pronto socorro. Demais procedimentos, exames e terapias não há coparticipação.
O Plano Pra Cuidar tem cobertura para Urgência e Emergência nacional?
Como obter meu cartão de identificação como beneficiário?
A Unimed Goiânia disponibilizará ao beneficiário titular e respectivos dependentes o acesso ao cartão virtual individual de identificação. Os beneficiários poderão optar pelo cartão magnético de identificação individual impresso em meio físico, mediante solicitação do beneficiário junto ao Gestão de Pessoas e pagamento do ônus de impressão no valor de R$ 10,00 por unidade impressa, podendo esse valor ser reajustado mediante comunicação prévia.
O médico de família vai me encaminhar para o meu médico?
O médico de família é um especialista qualificado para atender as suas demandas de saúde podendo solicitar exames, propor tratamento fazendo um acompanhamento completo. Se necessário integrar com outros profissionais da saúde, o médico fará o encaminhamento e você será atendido conforme as regras do plano.
Como e até quando posso fazer a troca de acomodação do meu plano?
Os pedidos de troca de acomodação, podem ser realizados até dia 30/10, com isenção de carência.
Para trocar, basta enviar enviar e-mail para Lorrany Rodrigues, solicitando a troca.
lorrany.rodrigues@unimedgoiania.coop.br